sábado, 15 de agosto de 2009

Mudanças Climáticas


Durante os 4,6 bilhões de anos da Terra, ocorreram diversos episódios de resfriamento e aquecimento climático. A mais recente era glacial (cujo apogeu foi há somente 21 mil anos), uma das mais intensas, cobriu de gelo as montanhas e vastas áreas do norte da Europa e da América do Norte. Também ocorreram períodos prolongados de secas naturais em diversas regiões da Terra. A diminuição ou o aumentos das manchas solares pode provocar o aquecimento global ou a queda da temperatura da Terra em até 2º C.
_
A atenção dos cientistas tem, recentemente, se voltado para os motivos do aumento e redução da camada de gelo e para a descoberta de que houve muitos eventos rápidos e intensos, em escalas temporais de cem a mil anos. Esses eventos não podem estar ligados às variações orbitais, mas a outros processos do Sistema Terra.

A temperatura está, sim, aumentando, e não é de hoje. Desde 1860 a linha de temperatura começou a subir e não parou mais. Projeções científicas dizem que a temperatura média da Terra vai subir cerca de 5,8°c até o final deste século, de 15° para 20,8ºc. O clima do Brasil também está mudando, o que pode ter impacto no dia-a-dia de todos nós. Já é sabido que o local onde a temperatura mais subirá será a Amazônia, podendo ter um aumento de 8°c em sua temperatura média até 2100. Se a emissão de gases poluentes no mundo não for controlado, a floresta começará a desaparecer em poucas décadas.


Vídeo da Fundação O Boticário sobre as mudanças climáticas