sexta-feira, 4 de setembro de 2009

CURIOSIDADES!

Você sabia...

...Que o lugar mais chuvoso não é na zona equatorial?

As localidades mais chuvosas são aquelas localizadas em zonas equatoriais, mas o lugar que apresenta a maior média de precipitação acumulada no ano é em uma região tropical, que, na maioria das vezes, apresenta estação seca e chuvosa. Esta localidade é a montanha Waialeale, no Havaí, onde média anual de precipitação é de 11700 mm.

...Que o lugar com menor precipitação é aqui na América do Sul?

Os lugares mais secos do mundo são aqueles localizados em zonas áridas. Temos, como exemplos, o oriente médio na Ásia, a região da Patagônia na Argentina, a região norte da áfrica e o deserto australiano. Mesmo assim, de todos esses lugares, o que apresenta o menor índice de precipitação é o deserto do Atacama na cordilheira dos Andes, da parte chilena, onde apresenta, nas partes mais secas, índice de 0mm. Em mais de 10 anos, algumas partes do deserto de Atacama não registraram mais de 5mm.

Deserto do Atacama, Chile

...Que existe um lugar que no inverno registra temperaturas iguais a da Antártida?

A cidade de Verkoiansk na Rússia apresenta temperaturas no inverno tão baixas quanto a temperatura do Pólo Sul da Antártida, que já registrou -89ºC, onde a temperatura no inverno chega facilmente a -60°C e no verão as maiores temperaturas não são superiores a -5°C. A menor temperatura registrada nesta cidade é de -80°C. Mesmo assim, no verão, essa cidade registra temperaturas de até 30ºC no mês mais quente!

...Que o Oriente Médio é o lugar onde apresenta uma das maiores amplitudes térmicas diárias?

Num mesmo dia, no Oriente Médio, as temperaturas podem variar em 30ºC! Lá não é raro que no fim do inverno a temperatura mínima chegue a ficar em torno de 2ºC; mas com o decorrer do dia, à tarde a máxima chega a 35ºC. A média de temperaturas máximas nessa região chega a mais de 45ºC no verão.

...Que existe um Mar dentro do Oceano Atlântico?

As suas águas são quentes, limpas e azuis. Ele está situado no meio do Oceano Atlântico, perto dos Açores, e não tem nenhuma linha costeira. Este é o Mar do Sargaço, também conhecido como “Deserto Flutuante”. O Mar é formado pela corrente do Golfo e pela corrente Equatorial Norte, que formam um círculo oval que roda no sentido dos ponteiros do relógio. Apesar de um terço do plâncton do Atlântico ser produzido aqui, não existem nutrientes suficientes para atrair os peixes.

...Qual a máxima temperatura já registrada na Terra? E a mínima?

A mais alta temperatura que se tem notícia na Terra, 58 graus centígrados, foi registrada na cidadezinha de El Azizia, perto de Trípoli, na Líbia, norte da África, em 13 de setembro de 1922. Já a menor temperatura registrada foi de 89,02 graus abaixo de zero, em 21 de julho de 1983, na estação soviética de Vostók, na Antártida, em 21 de Julho de 1983. Nessa paisagem gelada, os termômetros marcam, habitualmente, entre 30 e 60 graus negativos.


Vostók, Antártica

Al Alziza, Líbia

Nenhum comentário:

Postar um comentário